Transformação Ágil de um Mundo Melhor

Como contribuir com a Transformação Ágil de um mundo melhor? Será que esse processo é exclusivo para contextos organizacionais?

Neste artigo vou te explicar tudo sobre Transformação Ágil e inclusive com um exemplo prático pessoal.

O que é Transformação Ágil?

Transformação Ágil de um Mundo Melhor

Transformação Ágil é um processo que consiste em duas etapas:

  • Promover a mudança cultural (Ser Ágil)
  • Aplicação de Práticas Ágeis (Fazer Ágil)

Na primeira etapa, precisamos compreender o significado e a importância dos valores e princípios do Manifesto Ágil.

Lembrando que o Manifesto Ágil define um Mindset que é estabelecido por 4 Valores e fundamentados por 12 Princípios.

🤷🏻‍♀️ “André, eu não concordo com o 7° princípio do Manifesto Ágil, então não vou conseguir concluir a primeira etapa?”

Consegue sim, até porque eu também não concordo. Lembra da reflexão que fizemos no artigo sobre o Manifesto Ágil?

A única possibilidade de sugerirmos melhorias aos valores e princípios existentes, é se realmente entendemos seu significado e importância. 🙂

💡 Observação: Aplicar Métodos Ágeis antes de promover a mudança de Mindset, é o mesmo que construir um prédio sem ter uma estrutura sólida para garantir a estabilidade e qualidade da construção a curto e longo prazo.

Transformação Ágil: Exemplo Prático e Pessoal

Meu nome é André Vicente Pessanha, sou estudante de Engenharia e Ciência da Computação na PUC-Rio e minha missão é contribuir com a Transformação Ágil de um Mundo Melhor.

No começo da pandemia, criei uma iniciativa para ajudar profissionais em busca de recolocação. Em especial, os que estão passando pelas mesmas dificuldades que eu passei, sem condições financeiras para investir nos melhores cursos e treinamentos do mercado.

🙋🏻‍♀️ Transformação de um Mundo Melhor…Lembro dessa frase de algum lugar…”

Bem lembrado! Eu me inspirei no Paulo Caroli e a sua iniciativa Caroli.org.

Paulo Caroli e sua iniciativa Caroli org

Qual é o objetivo da minha iniciativa?

Meu objetivo inicial era organizar e disponibilizar materiais gratuitos à medida que eu estudava e aprendia as melhores práticas de Agile e Product Management.

Enquanto organizava tudo isso, sabe do que me lembrei?

Meus primeiros anos na universidade e o tempo que dediquei nas férias, organizando materiais para ajudar estudantes com dificuldades em disciplinas de programação.

Materiais Gratuitos para Estudantes

Sabe quanto cobrei por tudo isso?

Isso mesmo, zero reais. A minha felicidade estava em ver os alunos superando as mesmas dificuldades que eu tive no começo da universidade.

E ainda mais por conseguir ajudar estudantes que assim como eu, não tinham condições financeiras para investir em cursos e aulas particulares.

Pensando nisso, decidi conciliar a minha iniciativa com meu projeto final da universidade para também ser capaz de ajudar estudantes universitários e ao mesmo tempo contribuir com a redução da distância entre a universidade e o mercado de trabalho.

Dúvidas sobre Carreira Profissional

Durante o período em que realizei uma pesquisa com profissionais em recolocação, recebi bastante mensagens com as seguintes dúvidas:

  • “Qual desses cargos você acha mais compatível com meu perfil?”
  • “Você recomenda fazer o curso X ou Y?”
  • “Como eu faço para criar uma iniciativa como a sua?”
  • “Você recomenda seguir carreira acadêmica, empresarial ou empreendedora?”

Reflexão sobre Carreira Profissional

Nesse momento, eu parei para fazer uma reflexão sobre a minha própria carreira e observei que até o momento eu estava trilhando a Carreira Acadêmica em paralelo com a Carreira Empresarial.

Carreira Acadêmica - Iniciação Cientifica

Durante a minha formação, fiz Iniciação Científica em IHC/UX para conhecer a Carreira Acadêmica e participei de projetos de inovação como Software Developer e posteriormente como Product Manager para conhecer a Carreira Empresarial.

Um exemplo de iniciativa da minha universidade é o Insurtech Innovation Program onde tive a oportunidade de participar de grupos multidisciplinares, desenvolver quatro MVPs e apresentar para uma banca de gestores e diretores das empresas parceiras, assim como é feito em diversos programas de inovação e Hackathons.

Insurtech Innovation Program

No entanto, esses anos que passei estudando Empreendedorismo para conseguir construir a minha iniciativa de forma profissional e ser capaz de ajudar o próximo. Na verdade, eu também estava trilhando inconscientemente a Carreira Empreendedora.

Foi nesse momento que eu parei para refletir que diferentemente das pessoas que utilizam o poder do empreendedorismo para ostentar, eu poderia usar esse poder em conjunto com o conhecimento das outras carreiras para realmente fazer a diferença na vida das pessoas.

Para isso, decidi construir essa Plataforma Educacional com todas as ferramentas que eu precisava para ser capaz de disponibilizar materiais e cursos gratuitos sobre Agile e Product Management para ajudar estudantes universitários e profissionais em recolocação.

Materiais e Cursos Gratuitos

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber materiais e cursos gratuitos!

Fique tranquilo, seus dados estão completamente SEGUROS.

🙋🏻‍♀️ “André, você acha que vale a pena investir nos cursos mais caros do mercado?”

Esses conteúdos gratuitos que estou disponibilizando vão te ajudar bastante no seu aprendizado, mas se ainda assim achar necessário investir em cursos pagos, esses são os cursos mais acessíveis do mercado.

Qual é o propósito da Plataforma Educacional?

O propósito dessa Plataforma Educacional é compartilhar conteúdos gratuitos e acessíveis sobre Agile e Product Management para ajudar estudantes universitários e profissionais em recolocação.

Para resumir, esses materiais são para ajudar quem:

  • Não tem condições financeiras para investir nos cursos mais caros do mercado;
  • Aprender as melhores práticas ágeis;
  • Aprender os principais Frameworks e processos ágeis;
  • Está em busca nos melhores cursos gratuitos e acessíveis.

Estou muito feliz por saber que estou conseguindo ajudar cada vez mais pessoas com meus materiais! 🙂

Conclusão: Contribuir com a Transformação Ágil de um Mundo Melhor

Desde o começo eu sabia que seria inviável fazer tudo sozinho, mas nunca desisti, pois estou determinado em contribuir, nem que seja com 2% da Transformação Ágil de um Mundo Melhor.

Pensando melhor, imagina se você (sim, você que está lendo 🙂) também criasse uma iniciativa e conseguisse contribuir com mais 2% da Transformação de um Mundo Melhor?

Fique com Deus e até mais!

André Pessanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *